BHZ TSP

Belo Horizonte: Uma Trilha Sonora Possível

Uma trilha sonora em busca de um filme

“Belo Horizonte – Uma Trilha Sonora Possível” é o primeiro trabalho do projeto Duas Noites, concebido por João Eduardo, músico integrante da banda Cinco Rios. Neste projeto, o compositor mineiro dá asas a uma narrativa subjetiva de um dia passado na cidade de Belo Horizonte, alternando faixas instrumentais com canções cujos temas dão notícia do desconforto e melancolia urbanos.

O projeto é uma trilha sonora imaginária de Belo Horizonte: daí o nome, já que é apenas uma trilha sonora possível dentre tantas outras. Além dos integrantes da Cinco Rios, acompanham o trabalho músicos como César Gilcevi, poeta e letrista da extinta banda Carolina Diz, responsável pela letra da música “Cinco da Tarde”, e Gato Jair, vocalista da banda O Último Número, que interpretou o personagem cantando seus descaminhos na mesma faixa.

A amarração proposta das faixas é apenas uma sugestão, uma possibilidade narrativa dentre outras, e não extingue a possibilidade de várias outras leituras possíveis. Afinal, esta trilha sonora busca, na verdade, um filme onde possa se completar: ela será lançada como um convite a criadores dedicados ao audiovisual, para que se apropriem dela e a usem livremente em seus trabalhos, ou até mesmo criem curta-metragens, vídeos e filmes inspirados nas músicas e na atmosfera urbana que perpassa todo o trabalho.

Para que isto seja possível, todas as faixas serão lançadas sob uma licença Creative Commons, que permite a utilização sem prévia autorização do autor. É uma forma de disponibilizar o trabalho e estimular o diálogo com criadores de cinema e vídeo. O convite está aberto a todos e a intenção é estimular a criação aberta e descentralizada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s